Outra propriedade intrínseca às rochas é a sua capacidade de absorção d’água, a qual se for de valor acima de 0,4% (FRAZÀO; FARJALLAT, 1996), podem facilitar o aparecimento de manchas, principalmente, quando a fixação das rochas for executada com argamassa convencional. Por outro lado a própria coloração da rocha, dada pela sua constituição mineralógica, pode evidenciar as manchas em maior ou menor intensidade. Os granitos brancos e cinzas e os quartzitos, por exemplo, propiciam maior contraste decorrentes de manchas indeléveis, ou de umidade (que podem desaparecer quando da evaporação da água), do que granitos marrons e vermelhos, mesmo que a capacidade de absorção d’água seja semelhante.
A água de amassamento, quando em excesso, associada à porosidade excessiva da rocha pode causar manchas na superfície do revestimento logo após o assentamento.
Manchas podem ocorrer também por absorção de líquidos do meio externo.
A resistência à flexão influi no critério de dimensionamento das placas (relação área/espessura) que se não obedecidas não poderão suportar as ações a que estarão sujeitas, tais como, movimentações do suporte, sem que se fissurem ou se quebrem.
Dentre as características indesejáveis das placas de rochas está uma alta capacidade de absorção d água, por propiciarem manifestações patológicas após a interação com argamassas e com os agentes degradantes ambientais. Esta propriedade pode estar ligada a um alto grau de alteração mineralógica e de micro-fissuração. O grau de alteração, mesmo que inicialmente baixo, poderá, entretanto, evoluir se condições ambientais e micro ambientais muito desfavoráveis agirem sobre as placas. Neste processo o grau de micro-fissuração também poderá aumentar e gerar fraturas. Como resultado, haverá decréscimo da sua resistência físico-mecânica e redução da vida útil do revestimento. O alto grau de absorção poderá, também, criar condições propícias para instalação de fungos e outros organismos biológicos e microbiológicos.
Outra característica indesejável é a presença de minerais deletérios os quais, sob condição ambientais e micro ambientais agressivas, poderão se alterar provocando manchas, devido aos próprios produtos de sua alteração ou por propiciar a ocorrência de eflorescências, têm, infelizmente, marcante efeito negativo na estética do revestimento, a Foto % ilustra estes efeitos em revestimento de piso.

Acima de todos estes fatores estão, entretanto, as características físico-químicas da própria rocha das quais as placas provieram, pois se a rocha for de natureza carbonática, como os mármores e os calcários, sua solubilidade aos produtos naturais e artificiais de caráter ácido será muito maiôs e de efeitos muito mais danosos do que se a rocha for de natureza silicática, como os granitos. Estas características quando associadas a um processo inadequado de assentamento, também provocam manchas e a degradação do revestimento.